Notícias
sexta, 16 de junho / 2017

   No dia 15 de junho a PUC Minas em Poços de Caldas participa das montagens dos tapetes de Corpus Christi com a participação de alunos e funcionários voluntários. Seis paróquias devem receber a parte designada da Universidade que pretende montar os tapetes com sal colorido. São elas: Basílica Nossa Senhora da Saúde; Paróquia São Sebastião; Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio em Caldas; Paróquia Santo Expedito e Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Campestre.

  A prática da tradição católica, surgida em Portugal e posteriormente difundida no Brasil durante o período colonizatório, consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão da Eucaristia passará. O de mais costume são desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

   A imagem escolhida pela Pastoral Universitária do Campus foi do Espírito Santo, representando a criatividade, o conhecimento e a ciência. Para a pastoralista Rosinei da Costa Papi o momento reflete uma expressão de fé. “Achamos interessante que ao invés de fazer o tapete no Campus fôssemos até a comunidade com alunos, professores e funcionários engajados nas missões católicas e que junto à PUC pudéssemos agradecer a Deus, fazendo um louvor pelos 20 anos de caminhada aqui”, disse.

  Para o aluno de Psicologia, Mathias Antônio Oliveira, que participou da montagem do tapete em Caldas, a oportunidade garante levar o nome da Instituição de forma positiva. “Acho interessante para demonstrar que existem pessoas dentro da Universidade que conseguem expressar sua fé e levar um pouco da PUC para onde forem”, afirmou.

  A montagem dos tapetes em cada comunidade católica acontece antes da procissão de Corpus Christi. A funcionária da Secretaria Acadêmica, Sônia Aparecida Tavares da Mota nasceu em lar cristão, é ministra da eucaristia na Basílica Nossa Senhora da Saúde e sempre esteve envolvida nos eventos da igreja católica. É a primeira vez que participa da montagem do tapete e garante ter sido uma experiência emocionante. “A experiência é muito boa, porque não fizemos o tapete pra nós, fizemos para o Corpus Christi. É um presente para o corpo de Deus e também uma oportunidade de deixar registrado o nome da PUC”, disse.

  O professor Rodrigo Gonçalves, do Curso de Engenharia Elétrica, também participou da montagem de um dos tapetes e deixou registrada a presença de quem está envolvido com as atividades da igreja católica há 20 anos. “É importante para o convívio, porque estamos desenvolvendo uma atividade em comum e mais do que isso, representa o Corpo de Cristo. De maneira geral, essa contribuição e participação são muito importantes e receber o convite para a montagem do tapete da PUC foi uma honra”, disse.

...

sexta, 28 de abril / 2017

   O Curso de Ciência da Computação da PUC Minas em Poços de Caldas é o único representante mineiro classificado para a etapa final nacional da 15º edição do Imagine Cup, evento mundialmente conhecido como a Copa do Mundo da Computação, promovido pela Microsoft, que este ano acontece de 15 a 18 de maio, em Fortaleza-CE.

   A equipe Appoint que representará a Universidade no evento é formada pelos alunos Guilherme Guimarães Vieira e Guilherme Augusto Germinari dos Santos. O projeto desenvolvido é um aplicativo que reúne diferentes estabelecimentos de entretenimento, tais como campos e quadras de futebol, campos de paintball, pistas de kart, cinemas, teatros, eventos culturais entre outros, e permite a reserva de horários nesses locais e pagamento online 24h por dia. O aplicativo permite a facilidade de agendamento, pagamento, cancelamento, background de informações sobre estabelecimentos e a procura por diversas opções de diversão. Além disso, o usuário contará com lembretes sobre o dia do agendamento e fará tudo de forma simples e sem burocracias. Também será permitido fazer avaliações sobre o estabelecimento (que ficará sempre visível nas buscas realizadas) e futuramente criar grupos de agendamento que permitam dividir o valor entre todos os integrantes, sem que haja qualquer necessidade de pagamento no local. Do outro lado, estão os donos dos estabelecimentos que formam o segundo grupo de pessoas beneficiadas com o Appoint. Para esse público a proposta é ressaltar a gestão dos agendamentos, gestão financeira do negócio, diminuição de cancelamentos em cima da hora, maior proximidade e contato com o cliente, entre outros. Como modelo de monetização foi pensado uma mensalidade acessível ao dono do estabelecimento e/ou uma porcentagem de participação nos agendamentos realizados, dessa forma não seria necessário cobrar os usuários pela utilização do aplicativo. O modelo de negócios é aplicável a todo estabelecimento que faça agendamentos em qualquer parte do mundo.

   Para o professor Will Ricardo dos Santos Machado, orientador do projeto, a classificação para a etapa final nacional atesta a qualidade do Curso de Ciência da Computação no Campus, assim como as quatro estrelas do Guia do Estudante, a excelente qualificação do corpo docente da Universidade, a existência de um Centro de Inovação Microsoft (MIC) dentro da Universidade e a parceria existente com diversas empresas locais da área de Tecnologia da Informação (TI). “Sem dúvida alguma esta classificação valoriza muito o trabalho que vem sendo realizado pelo curso, mostrando aos alunos que a formação que eles recebem na Universidade possibilita que tenham totais condições de desenvolverem trabalhos grandiosos e concorrerem em nível de igualdade com alunos de qualquer outra universidade renomada na área de TI. Acreditamos que nosso projeto tem grandes chances de se classificar para a final mundial”, diz.

   Na etapa final as equipes devem se esforçar ao máximo para mostrar bons resultados e o marketing é o grande aliado. Sendo assim, vale time uniformizado, brindes para jurados, banners, vídeos, entre outras ideias que chamem a atenção da banca. Serão sete jurados por banca: startups, jornalistas e especialistas técnicos. Haverá também o prêmio “Escolha Popular”, quando as equipes deverão mobilizar suas instituições, comunidades, amigos e redes sociais para a votação. Cada time terá uma hashtag que será sempre usada com #ImagineCupBR, e assim valerá compartilhamentos, curtidas das fotos na fanpage e as atualizações no Twitter. O aluno Guilherme Guimarães Vieira explica que a preparação tem sido bastante intensa. “Temos um cronograma apertado para fazermos melhorias em nosso protótipo, pesquisas de mercado para gerarmos indicadores consistentes para as apresentações e treinamentos para conseguir passar da maneira mais simples e direta os benefícios e diferenciais do aplicativo. Nosso maior desafio está sendo conciliar trabalho, faculdade e startup, mas estamos bem focados e confiantes”, afirma.

A competição

   A Imagine Cup envolve estudantes de todo o mundo, com idade a partir de 16 anos. Em grupos, criam e desenvolvem aplicativos, jogos e soluções que podem mudar o cotidiano das pessoas em seus diferentes ambientes de vivência. Também é a oportunidade para jovens que queiram fundar algo inovador na área da tecnologia. Na última edição, o evento reuniu 1,7 mil competidores representados por 245 equipes. Cerca de 60% dos projetos finalistas da competição tornam-se startups logo no primeiro ano. Para o aluno Guilherme Augusto Germinari, participar do evento com um projeto inovador significa muito. “Eu sempre acreditei no Appoint e agora que somos finalistas da etapa nacional provamos pra nós mesmos que o projeto tem um potencial gigante. Estou ainda mais convencido que nossa ideia será realidade e muito bem sucedida. A sensação é que o sonho está cada vez mais perto”, conta.

   A final mundial acontecerá no mês de julho, em Seattle, nos Estados Unidos, onde está a sede da companhia. O vencedor global ganhará convite para a Microsoft Build 2018, conferência de desenvolvedores, uma mentoria exclusiva do CEO da Microsoft, Satya Nadella, e 100 mil dólares. Mais informações sobre o aplicativo, http://www.appointweb.com e https://www.facebook.com/appointweb/ e a hashtag usada para torcer ou mencionar algo sobre o aplicativo da equipe mineira no Twitter e no Facebook é #appoint e #ImagineCupBR.

 

 

 

 

...

segunda, 13 de fevereiro / 2017

Uma exposição com fotos antigas e atuais do Campus da PUC Minas Poços de Caldas marca o início das comemorações dos 20 anos. A linha do tempo foi montada em quatro prédios da Universidade: Prédio 1, prédio 2, prédio 3 e prédio 9. O objetivo é mostrar a evolução do Campus, desde a construção dos edifícios no início do ano 2000 até as atuais salas de aula.

Ao completar 20 anos no dia 3 de fevereiro de 2017, a PUC Minas Poços de Caldas reitera uma trajetória de crescimento e conquistas, advinda do compromisso permanente da PUC Minas em disseminar conhecimento por meio da formação ética e solidária da comunidade acadêmica.

Vem em constante busca pela excelência em qualidade de ensino, pesquisa e extensão, proporcionando a milhares de alunos conhecimento, arte e cultura, por meio de projetos inovadores e voltados para a transformação da sociedade.

O percurso de 20 anos mostra hoje resultados na estrutura física do Campus, em um terreno de 246 mil metros quadrados e treze prédios construídos. Conta com mais de 230 funcionários, mais de 200 docentes e superou o número de 5 mil alunos de graduação.

Treze cursos são oferecidos pelo Campus: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, além de Administração e Ciências Contábeis a distância. Este ano o Campus também deve receber o Curso de Medicina, que soma forças para o contínuo crescimento da Instituição.

Além da graduação, a PUC Minas Poços de Caldas alcançou número significativo na pós graduação, com mais de 4.600 alunos matriculados em diversas áreas do conhecimento, desde 1998. Também passou a ofertar programas de mestrado e doutorado por meio de vídeo conferência com Belo Horizonte. O primeiro curso foi o de Comunicação Social, iniciado em 2014. Hoje, também oferece mestrado e doutorado em Psicologia; Mestrado e Doutorado em Informática, e Mestrado e Doutorado em Ciência da Religião.

A mostra deve permanecer até o mês de março, quando os cursos se revezam para montar uma exposição com suas respectivas fotos. Outras atividades também estão programadas para comemorar os 20 anos do Campus em Poços de Caldas, como homenagens, missas e eventos junto à comunidade.