sexta, 10 de outubro / 2014

Prêmio Guia do Estudante 2014: PUC Minas eleita novamente a melhor universidade privada do Brasil

A PUC Minas é a vencedora, pela sexta vez, do Prêmio Melhores Universidades – Guia do Estudante 2014. Nesta edição do prêmio, concedido pela publicação da Editora Abril, a Instituição foi eleita a melhor do País na categoria Universidade do Ano – Escolas Privadas. A Universidade foi considerada, pela primeira vez em 2006, e, depois, seguidamente em 2010, 2011, 2012 e 2013 a melhor universidade privada do Brasil pela mesma publicação, cuja avaliação é reconhecida nacionalmente.

Neste ano, foram avaliadas 1.632 instituições públicas e privadas de todo o Brasil. O primeiro lugar da categoria Universidade do Ano – Escolas Públicas ficou com a Universidade de São Paulo (USP).

Critérios de avaliação

A instituição vencedora (uma pública e outra privada) de cada categoria e/ou área foi identificada por meio da aplicação de uma fórmula que combina indicadores de qualidade e de quantidade de cursos estrelados. São avaliados apenas os cursos de bacharelado e com turmas formadas há pelo menos um ano. Os dados integram o Guia do Estudante Profissões Vestibular 2015, que circula a partir desta sexta-feira, 10 de outubro.

Para esta premiação institucional, o Guia do Estudante (GE) avalia os cursos de graduação, cujo resultado foi divulgado para as instituições em setembro. Três cursos da Universidade, em Belo Horizonte, receberam cinco estrelas, conceito máximo (excelente), na avaliação de cursos superiores. São eles: Ciências Contábeis, Relações Internacionais e Sistemas de Informação. Outros 38 cursos receberam quatro estrelas (muito bom) e 19 receberam três estrelas (bom).

Cursos quatro estrelas na PUC Minas:

Em Belo Horizonte, os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Fonoaudiologia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social; Em Betim: Administração, Ciências Biológicas, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Sistemas de Informação; Em Contagem, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Serviço Social, Sistemas de Informação; Em Poços de Caldas, Administração, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Fisioterapia e Medicina Veterinária.

Metodologia

O Guia do Estudante avalia apenas os cursos superiores que atendem aos seguintes critérios:

- Ter a titulação de bacharelado (com exceção de Pedagogia e Educação Física, em que são consideradas prioritariamente as licenciaturas);

- Data de conclusão da primeira turma igual ou inferior a 2011;

- Ser presencial;

- Ter turma(s) em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo.

- Não são consideradas as habilitações; o Guia do Estudante avalia o curso como um todo. É considerado apenas um curso por município de cada instituição.

Coordenadores dos cursos que serão avaliados respondem a um questionário eletrônico, com dados específicos sobre o curso, como titulação do corpo docente e produção científica. Essas informações são disponibilizadas aos pareceristas para auxiliá-los no processo de avaliação. O corpo de consultores do GE é formado, basicamente, por docentes e coordenadores de curso. Têm preferência os consultores que possuem currículo cadastrado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Conecte-se a PUC

Fale com a gente