terça, 08 de novembro / 2016

No dia 5 de novembro, na Casa da Cultura, os Cursos de Psicologia e Publicidade e Propaganda da PUC Minas em Poços de Caldas, com orientação da professora Kátia Maria Pacheco Saraiva, apresentaram um documentário do Projeto de Extensão Intergeracional  Sacudindo a Memória: recontando histórias, resignificando memórias e aproximando gerações. O projeto surgiu da necessidade de promover a sensibilização, a conscientização e a desconstrução de estereótipos, além de uma compreensão mais positiva do processo de envelhecimento, através da valorização das memórias autobiográficas contadas pelos idosos e a relação de cada um deles com a história da cidade.

Foram entrevistadas pessoas idosas com mais de 60 anos, de ambos os sexos, e de diferentes classes sociais que refletem a identidade sóciocultural do município de Poços de Caldas. A iniciativa foi inspirada por trabalhos elaborados pelos próprios alunos do Curso de Psicologia, que pesquisaram sobre idosos anônimos e invisíveis, representados então como guardiões da memória da cidade. Nessa perspectiva, os alunos produziram material audiovisual com as histórias de vida dos participantes, estabelecendo pontes de conhecimento entre a graduação, extensão e pesquisa, além da promoção do diálogo intergeracional. “Pudemos perceber que esse trabalho provocou mudanças paradigmáticas em todos os envolvidos, tanto nos jovens universitários quanto nos idosos, que se sentem reconhecidos e valorizados”, diz a professora que também descreve o projeto com um significado especial. “Pretendemos oferecer essa mostra à população em comemoração ao aniversário de Poços, já que a memória da cidade é feita por pessoas que representam o verdadeiro patrimônio imaterial”, diz.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=IgLOMJ7D_sA