sexta, 16 de junho / 2017

No dia 15 de junho a PUC Minas em Poços de Caldas participa das montagens dos tapetes de Corpus Christi com a participação de alunos e funcionários voluntários. Seis paróquias devem receber a parte designada da Universidade que pretende montar os tapetes com sal colorido. São elas: Basílica Nossa Senhora da Saúde; Paróquia São Sebastião; Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio em Caldas; Paróquia Santo Expedito e Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Campestre.

A prática da tradição católica, surgida em Portugal e posteriormente difundida no Brasil durante o período colonizatório, consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão da Eucaristia passará. O de mais costume são desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

A imagem escolhida pela Pastoral Universitária do Campus foi do Espírito Santo, representando a criatividade, o conhecimento e a ciência. Para a pastoralista Rosinei da Costa Papi o momento reflete uma expressão de fé. “Achamos interessante que ao invés de fazer o tapete no Campus fôssemos até a comunidade com alunos, professores e funcionários engajados nas missões católicas e que junto à PUC pudéssemos agradecer a Deus, fazendo um louvor pelos 20 anos de caminhada aqui”, disse.

Para o aluno de Psicologia, Mathias Antônio Oliveira, que participou da montagem do tapete em Caldas, a oportunidade garante levar o nome da Instituição de forma positiva. “Acho interessante para demonstrar que existem pessoas dentro da Universidade que conseguem expressar sua fé e levar um pouco da PUC para onde forem”, afirmou.

A montagem dos tapetes em cada comunidade católica acontece antes da procissão de Corpus Christi. A funcionária da Secretaria Acadêmica, Sônia Aparecida Tavares da Mota nasceu em lar cristão, é ministra da eucaristia na Basílica Nossa Senhora da Saúde e sempre esteve envolvida nos eventos da igreja católica. É a primeira vez que participa da montagem do tapete e garante ter sido uma experiência emocionante. “A experiência é muito boa, porque não fizemos o tapete pra nós, fizemos para o Corpus Christi. É um presente para o corpo de Deus e também uma oportunidade de deixar registrado o nome da PUC”, disse.

O professor Rodrigo Gonçalves, do Curso de Engenharia Elétrica, também participou da montagem de um dos tapetes e deixou registrada a presença de quem está envolvido com as atividades da igreja católica há 20 anos. “É importante para o convívio, porque estamos desenvolvendo uma atividade em comum e mais do que isso, representa o Corpo de Cristo. De maneira geral, essa contribuição e participação são muito importantes e receber o convite para a montagem do tapete da PUC foi uma honra”, disse.