Notícias
quarta, 12 de novembro / 2025

Foi divulgada, neste domingo, 9 de novembro, a edição de 2025 do Ranking Universitário Folha (RUF). Na avaliação, a PUC Minas se destaca nos indicadores: Mercado (4ª posição), Inovação (25ª posição) e Ensino (59ª posição). 

A PUC Minas ocupa a 59ª posição geral no cenário nacional. Nos indicadores Pesquisa e Internacionalização, a Universidade ocupa as 89ª e a 162ª posições, respectivamente. 

Já entre as 20 Instituições de Ensino Superior (IES) mineiras avaliadas, a PUC Minas lidera a lista das universidades privadas e ocupa a 10ª posição geral. Neste ano, a avaliação considerou 204 IES brasileiras, públicas e privadas, com base nos indicadores: qualidade de ensino; pesquisa científica; mercado de trabalho; inovação e internacionalização. Além da classificação geral, o RUF também ranqueia 40 carreiras (os cursos de graduação) ofertados pelas instituições. 

Mercado de trabalho 

Os cursos da PUC Minas também se destacam nacionalmente no indicador Avaliação do Mercado do ranking, calculado a partir da menção das instituições nos questionários aplicados a empregadores e professores feitos pelo Datafolha nas últimas três avaliações. 

Os Cursos de Relações Internacionais e Fisioterapia estão em primeiro lugar, entre instituições públicas e privadas de todo o país, na avaliação do mercado. 

Já os Cursos Química, Psicologia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis e Arquitetura e Urbanismo estão na terceira posição considerando suas notas neste indicador. 

Em quarto lugar, estão: Publicidade e Propaganda, Medicina Veterinária, Nutrição, Farmácia, Engenharia de Controle e Automação, Comunicação Social, Biomedicina e Administração. 

Serviço Social, Odontologia, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Civil e Ciências Econômicas ocupam o quinto lugar do ranking de Avaliação do Mercado. 

Destaques no Estado 

Entre as IES de Minas Gerais, a PUC Minas classificou-se em décimo lugar, considerando públicas e privadas, e em primeiro lugar entre as IES privadas do Estado. No indicador de Inovação, a PUC Minas está em quinto lugar entre as IES. 

Em relação à classificação geral dos cursos, considerando as IES mineiras privadas, a PUC Minas classificou-se em primeiro lugar em: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Comunicação Social, Direito, Ciências Econômicas, Enfermagem, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Filosofia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina Veterinária, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Relações Internacionais e Serviço Social. Em segundo lugar, classificaram-se: Biomedicina, Educação Física, Engenharia Elétrica e Nutrição. Já em terceiro lugar, ficaram: Engenharia Civil e Odontologia. 

Metodologia 

Produzido pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012, o ranking das universidades é baseado em dados nacionais e internacionais e pesquisas de opinião realizadas pelo Datafolha e composto por cinco indicadores: Pesquisa, Ensino, Mercado, Internacionalização e Inovação. 

Já para a classificação dos cursos, são considerados os critérios: Avaliação do Mercado, Qualidade de ensino, Doutorado e Mestrado, Nota dos concluintes, Professores com dedicação integral e parcial e Avaliação dos docentes, cada um com seu respectivo peso. 

Acesse, neste link, a plataforma do RUF 2025. 

...

quarta, 12 de novembro / 2025

O documentário “60+ Cidade”, produzido por estudantes dos cursos de Jornalismo e Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas Poços de Caldas, estreia no dia 19 de novembro, às 19h, no Auditório 2 do campus. A produção investiga como o espaço urbano influencia a longevidade e o bem-estar das pessoas idosas, trazendo um olhar sensível sobre a cidade e seus habitantes. 

A sessão será gratuita e aberta aos estudantes da universidade mediante inscrição prévia no portal do aluno ou através deste link. Durante o evento de lançamento acontecerá uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal que serão destinados para a Associação de Promoção Humana e Ação Social (Aphas). 

Coordenado pelo professor Gustavo Machado, o projeto reúne depoimentos de idosos e profissionais de diferentes áreas, entre eles arquitetos, psicólogo e gerontólogo, para refletir sobre a importância da arquitetura e do planejamento urbano para a qualidade de vida e o envelhecimento ativo. 

A produção destaca espaços simbólicos de Poços de Caldas, como os parques, praças e o coreto, que promovem a convivência e o lazer entre as pessoas idosas. Em um dos relatos, Irene, moradora da cidade, conta que, mesmo tendo conhecido outros lugares, considera o coreto “a vida!”. Já o casal Dito e Conceição compartilha o hábito de dançar ali com frequência, associando a prática ao prazer e à saúde. 

Por meio dessas histórias, o documentário evidencia como cidades humanizadas impactam diretamente o bem-estar físico e mental dos idosos. Além disso, os especialistas reforçam a importância de criar ambientes acolhedores e estimulantes não apenas para a população idosa atual, mas também para as próximas gerações. 

De acordo com o IBGE, entre 2000 e 2023, a população idosa no Brasil quase dobrou e a temática vem sendo debatido em diversas instancias da sociedade, inclusive sendo tema da redação do Enem em 2025, que foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. 

SERVIÇO 

Estreia do documentário 60+ Cidade 

Data: 19 de novembro de 2025 

Horário: 19h 

Local: Auditório 2 – PUC Minas Poços de Caldas 

Entrada gratuita 

...

terça, 04 de novembro / 2025

Ao todo foram 5 menções honrosas e uma premiação de melhor trabalho

No dia 29 de outubro aconteceu o 33° Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação (PROPPG) da PUC Minas. O evento integra o calendário anual da Universidade e busca valorizar o trabalho de pesquisa desenvolvidos pelos alunos da instituição. 

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Martinho Campolina Rabello Horta, ressaltou a importância de uma universidade que investe em pesquisa e inovação durante sua fala de abertura do evento, “No contexto da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a iniciação científica, tecnológica e de inovação tem se consolidado historicamente como um dos eixos estratégicos da PUC Minas para o desenvolvimento de competências nos estudantes de graduação. Ao trilhar esse caminho, os estudantes desenvolvem habilidades essenciais não apenas para uma futura trajetória acadêmica, mas também altamente valorizadas pelo mercado de trabalho, como pensamento analítico, resiliência, curiosidade e aprendizado contínuo”. 

Giovana Laura e Natália Lima ganharam ana categoria Ciências Sociais Aplicadas

Durante o seminário foram entregues premiações para os trabalhos que se destacaram. O Campus Poços de Caldas ganhou na categoria Ciências Sociais Aplicadas com o trabalho “Desenvolvimento de uma metodologia integrada para levantamento e documentação de fachadas históricas: o uso de múltiplos métodos e um novo olhar para a arquitetura residencial poços caldense”, desenvolvido pelas alunas Giovana Laura de Felippe e Natália Lima de Oliveira, sob orientação da Profª. Dra. Larissa de Souza Pereira. 

Para Giovana é uma honra receber este reconhecimento ao trabalho do grupo, “Ele valida não só os resultados que obtivemos, mas também todo o processo que passamos para fazer a pesquisa acontecer. É uma forma de mostrar que o esforço e o comprometimento realmente geram frutos, e que aquilo que estamos desenvolvendo pode contribuir para a comunidade.”  

Natália concordou com a colega, “Saber que essa pesquisa pode gerar frutos concretos e contribuir para a preservação da memória da cidade é profundamente gratificante. Esse trabalho nasceu de um olhar sensível voltado às casas e espaços que guardam histórias, e da urgência de documentar e valorizar essa memória coletiva antes que se perca.” 

Houveram também outros grupos do Campus Poços de Caldas que receberam menção honrosa em diversas categorias, confira quais são: 

Ciências Sociais Aplicadas 

O uso da realidade virtual aplicada à arquitetura como ferramenta de auxílio à compreensão de projetos por parte de alunos e profissionais da área 

Aluna responsável: Isabella Silva do Lago Corbicelles 

Orientação: João Marcelo Danza Gandini 

Direito 

A pluralidade do fenômeno religioso e a religiosidade cristã na abordagem ambígua do feminino no texto rosa 

Aluna responsável: Laura Silva Rodrigues 

Orientação: João Bosco Fernandes 

Engenharias 

Desenvolvimento de um protótipo de estimulador elétrico portátil para controle de tremor em pacientes parkinsonianos 

Alunos responsável: José Luis Suelli Silva e Letícia Maria Souza Freitas  

Orientação: Luciana Auxiliadora de Paula Vasconcelos e Celso Iwata Frison 

Psicologia 

As relações intergeracionais na universidade: na perspectiva de adultos maduros e idosos 

Aluna responsável: Bárbara Ruffo Tesaro 

Orientação: Kátia Maria Pacheco Saraiva

Ciências Sociais

Os estudos de África e América Latina nos cursos de graduação de Relações Internacionais no Brasil

Aluna responsável: Nataly Mayla de Sá Barbosa da Silva

Orientação: Jéssica da Silva Correia de Oliveira

 
...

segunda, 03 de novembro / 2025

Prefeitura de Poços pretende zerar a fila para o exame no município 

Entre os dias 6 e 11 de novembro, mês de aniversário de Poços de Caldas, a Clínica de Fisioterapia da PUC Minas Poços de Caldas sediará um mutirão de exames cardiológicos, que está sendo promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde. 

Os atendimentos começarão a partir das 8h da manhã e ao todo serão ofertados mais de 4 mil procedimentos de ecocardiogramas e eletrocardiogramas, destinados para pacientes de Poços de Caldas e região, com o objetivo de zerar a fila para esses exames. 

O eletrocardiograma utiliza ultrassonografia para criar imagens do coração em tempo real, permitindo avaliar a anatomia, a função, o fluxo sanguíneo e as válvulas cardíacas. É um método não invasivo e indolor, amplamente utilizado para diagnosticar e monitorar diversas condições cardíacas. 

Já o eletrocardiograma (ECG) é um exame mede a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados à pele. Ele avalia o ritmo cardíaco, a frequência dos batimentos e ajuda a detectar problemas como arritmias, infartos, aumento do coração ou danos ao miocárdio. 

Aniversário de Poços de Caldas 

A ação integra o calendário de comemorações do aniversário de 153 anos de Poços de Caldas, que é no dia 6 de novembro. O objetivo é diminuir a espera por exames e promover mais qualidade de vida à população. 

O evento contará com mais de 100 profissionais de saúde auxiliando nos exames, através do apoio de instituições públicas e privadas locais e internacionais. 

...

sexta, 31 de outubro / 2025

Animal foi encaminhado para Centro de Conservação em Viçosa (MG) 

 

Sagui-da-serra-escuro durante tratamento – Foto: Maria Fernanda Araujo Ferreira 

Em abril deste ano, uma sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) foi encontrada pela equipe da EPR Sul de Minas, com ferimentos causados por um atropelamento, na MG-173, próxima da cidade de Paraisópolis. Após ser resgatada, foi encaminhada ao Centro de Estudos e Medicina de Animais Silvestres (CEMAS), localizado no Centro Veterinário da PUC Minas Poços de Caldas, onde recebeu tratamento de urgência. 

Apelidada de Martinha pelos médicos veterinários que cuidaram dela, a sagui sofreu diversas fraturas pelo corpo, incluindo um na pelve que a impossibilita de parir filhotes de forma natural, o que acabou definindo seu destino para um Centro de Conservação localizado na cidade de Viçosa (MG), para que seja utilizada para estudos comportamentais da espécie. 

A professora, Erika Fruhvald, explicou que o processo de recuperação durou 6 meses, com a liberação para o Centro de Conservação acontecendo no dia 22 de outubro, “ela chegou com desconforto evidente por dor então basicamente fizemos manejo da dor e alimentação hipercalórica para manter o score corporal durante esse período.” 

Ainda de acordo com a professora, o sagui-da-serra-escuro é uma espécie ameaçada de extinção devido a perda de habitat, “é uma espécie que só ocorre no bioma de Mata Atlântica e isso o torna vulnerável a qualquer modificação natural ou antrópica desse ambiente natural. Ela foi destinada para um mantenedouro conservacionista que estuda essa espécie para mitigar essas ameaças e restaurar sua população.”, explicou a médica veterinária. 

 

Martinha durante sua estadia no Centro Veterinário da PUC Minas Poços de Caldas – Foto: Emanuelly Corrêa Ribeiro 

Sobre o Centro Veterinário 

Além de ter auxiliado na recuperação de Martinha, o Centro Veterinário da PUC Minas Poços de Caldas atende animais domésticos, como cães e gatos, oferecendo uma ampla gama de serviços, como consultas, vacinação, cirurgias, internações, diagnóstico por imagem e exames laboratoriais. O atendimento é realizado por uma equipe formada por médicos-veterinários, com o apoio de professores e estudantes do Curso de Medicina Veterinária. Em 2024, foram realizados mais de 1400 atendimentos clínicos para animais de pequeno e grande porte. 

Referência na região para cuidados de animais silvestres resgatados pela Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e outras organizações, estão em tratamento atualmente 12 animais, sendo eles dois periquitos de encontro amarelo (Brotogeris tiriri), um tucano (Ramphastos toco), dois carcarás (Carcara plancus), dois teiús (Tupinambis sp.), três jandaias (Aratinga auricapillus), uma maritaca (Psittacara leucophthalmus), um gambá (Didelphis sp.) e um frango-d'água-azul (Porphyrio martinica). 

Confira fotos de alguns dos animais que estão sob cuidado do Cemas:

 

Animais silvestres - CEMAS
...

Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200