Notícias
segunda, 17 de novembro / 2025

Evento ainda está recebendo submissão de trabalhos para apresentação 

Na quarta-feira, dia 10 de dezembro, acontece o I Simpósio de Equidade promovido através de uma parceria entre a PUC Minas Poços de Caldas e a Secretaria Municipal de Saúde do Município. O evento ocorrerá no Auditório do Prédio 2 da PUC Minas Poços de Caldas, 

O Simpósio será gratuito e aberto tanto para alunos, como para comunidade externa. Com início às 7h30, indo até às 17h. As inscrições podem, ser feitas através deste link. 

O programa PET-Saúde Equidade e o Comitê Técnico de Políticas de Promoção da Equidade promovem a troca de saberes e o desenvolvimento de projetos voltados à equidade, à humanização e à melhoria das condições de trabalho e de vida no âmbito da saúde pública.   

O PET-Saúde é um programa do Ministério da Saúde que?por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) visa, entre seus objetivos, contribuir com a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) para formação e desenvolvimento de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Na 11ª edição do PET-Saúde, mais de 150 municípios foram selecionados para participar, a partir do Edital SGTES/MS nº 11/2023 que serviu como documento norteador para projetos.?  

No âmbito local, a iniciativa envolve a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas e a PUC Minas Poços de Caldas com os seguintes cursos participantes: Curso de Biomedicina, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia fortalecendo a formação interdisciplinar e o compromisso com a saúde coletiva.  

O Comitê Técnico de Políticas de Promoção da Equidade é um órgão consultivo que apoia a gestão municipal na implementação das Políticas Nacional e Estadual de Promoção da Equidade em Saúde. Seu objetivo é reduzir as barreiras de acesso aos serviços de saúde para populações em situação de vulnerabilidade. 

Submissão de trabalhos 

A submissão é aberta a profissionais, estudantes, professores, pesquisadores e técnicos, individual ou coletivamente. Estudantes devem incluir um(a) professor(a) como coautor(a). Cada trabalho pode ter até 6 autores, e cada pessoa pode submeter 1 trabalho e ser coautora em até 2. 

O envio deve ser feito até 21 de novembro (23h59), com ficha preenchida e resumo em Word, via formulário. 

Os trabalhos devem se enquadrar em um dos eixos: 

Eixo 1: Gênero, raça, sexualidade, deficiência e interseccionalidades no SUS. 

Eixo 2: Saúde mental, saúde do trabalhador e violências no trabalho. 

Eixo 3: Maternagem, homens trans e pessoas que gestam. 

...

sexta, 14 de novembro / 2025

Exposição virtual será realizada na plataforma Maloca 

A PUC Minas terá uma exposição virtual na Maloca, plataforma de metaverso oficial da COP 30. A mostra será inaugurada nesta segunda-feira, 17 de novembro, às 18h30, em uma live no canal da Pró-reitoria de Extensão (Proex) no Youtube. Para ver a exposição, os usuários devem acessar a partir de um avatar, que permite navegar e interagir com os ambientes. A iniciativa é da Comissão de Sustentabilidade da Universidade em parceria com o Green Office da PUC Minas.  

A exposição da PUC Minas ficará disponível entre 17 e 21 de novembro e mostrará ações de sustentabilidade da Universidade, desenvolvidas nas esferas de ensino, pesquisa e extensão. A iniciativa é um convite à reflexão sobre o papel da educação superior na construção de um futuro possível para todas as formas de vida e reforça a missão institucional de formar pessoas éticas, solidárias e ambientalmente conscientes, contribuindo para o diálogo global sobre a urgência climática e a responsabilidade compartilhada por um planeta mais justo, diverso e equilibrado 

A Maloca pode ser acessada pelo site (www.routetobelem.com/maloca) ou por aplicativo (Google Play e Apple Store). 

Green Office 

O Green Office PUC Minas foi lançado durante o III Fórum de Sustentabilidade, realizado nos dias 7 e 8 de outubro. Trata-se de um escritório de sustentabilidade, que objetiva a coordenação, monitoramento e avaliação das ações da Universidade relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

A iniciativa faz parte do Green Office Movement, que atualmente conta com mais de 100 escritórios. O Green Office da PUC Minas é o único da América Latina que integra o Green Office Movement. Todos os projetos podem ser acessados no site www.greenofficemovement.org/ 

...

quinta, 13 de novembro / 2025

Foi divulgado nesta quarta-feira, 12 de novembro, o resultado do Vestibular PUC Minas 2026. Os aprovados em primeira chamada podem conferir a sua classificação no Painel do Candidato ou no e-mail que foi enviado ao endereço cadastrado no ato da inscrição com as informações sobre a matrícula. As matrículas em primeira chamada poderão ser feitas até o dia 21 de novembro. 

Os gabaritos oficiais das provas do curso de Medicina e das demais ofertas também já estão disponíveis no site da Universidade. 

Já os interessados em ingressar em um curso da PUC Minas por meio da seleção pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou pelo sistema de provas on-line poderão se inscrever até o dia 17 de novembro, segunda-feira, conforme aviso ao Edital publicado no portal da Universidade. 

...

quarta, 12 de novembro / 2025

Foi divulgada, neste domingo, 9 de novembro, a edição de 2025 do Ranking Universitário Folha (RUF). Na avaliação, a PUC Minas se destaca nos indicadores: Mercado (4ª posição), Inovação (25ª posição) e Ensino (59ª posição). 

A PUC Minas ocupa a 59ª posição geral no cenário nacional. Nos indicadores Pesquisa e Internacionalização, a Universidade ocupa as 89ª e a 162ª posições, respectivamente. 

Já entre as 20 Instituições de Ensino Superior (IES) mineiras avaliadas, a PUC Minas lidera a lista das universidades privadas e ocupa a 10ª posição geral. Neste ano, a avaliação considerou 204 IES brasileiras, públicas e privadas, com base nos indicadores: qualidade de ensino; pesquisa científica; mercado de trabalho; inovação e internacionalização. Além da classificação geral, o RUF também ranqueia 40 carreiras (os cursos de graduação) ofertados pelas instituições. 

Mercado de trabalho 

Os cursos da PUC Minas também se destacam nacionalmente no indicador Avaliação do Mercado do ranking, calculado a partir da menção das instituições nos questionários aplicados a empregadores e professores feitos pelo Datafolha nas últimas três avaliações. 

Os Cursos de Relações Internacionais e Fisioterapia estão em primeiro lugar, entre instituições públicas e privadas de todo o país, na avaliação do mercado. 

Já os Cursos Química, Psicologia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis e Arquitetura e Urbanismo estão na terceira posição considerando suas notas neste indicador. 

Em quarto lugar, estão: Publicidade e Propaganda, Medicina Veterinária, Nutrição, Farmácia, Engenharia de Controle e Automação, Comunicação Social, Biomedicina e Administração. 

Serviço Social, Odontologia, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Civil e Ciências Econômicas ocupam o quinto lugar do ranking de Avaliação do Mercado. 

Destaques no Estado 

Entre as IES de Minas Gerais, a PUC Minas classificou-se em décimo lugar, considerando públicas e privadas, e em primeiro lugar entre as IES privadas do Estado. No indicador de Inovação, a PUC Minas está em quinto lugar entre as IES. 

Em relação à classificação geral dos cursos, considerando as IES mineiras privadas, a PUC Minas classificou-se em primeiro lugar em: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Comunicação Social, Direito, Ciências Econômicas, Enfermagem, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Filosofia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina Veterinária, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Relações Internacionais e Serviço Social. Em segundo lugar, classificaram-se: Biomedicina, Educação Física, Engenharia Elétrica e Nutrição. Já em terceiro lugar, ficaram: Engenharia Civil e Odontologia. 

Metodologia 

Produzido pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012, o ranking das universidades é baseado em dados nacionais e internacionais e pesquisas de opinião realizadas pelo Datafolha e composto por cinco indicadores: Pesquisa, Ensino, Mercado, Internacionalização e Inovação. 

Já para a classificação dos cursos, são considerados os critérios: Avaliação do Mercado, Qualidade de ensino, Doutorado e Mestrado, Nota dos concluintes, Professores com dedicação integral e parcial e Avaliação dos docentes, cada um com seu respectivo peso. 

Acesse, neste link, a plataforma do RUF 2025. 

...

quarta, 12 de novembro / 2025

O documentário “60+ Cidade”, produzido por estudantes dos cursos de Jornalismo e Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas Poços de Caldas, estreia no dia 19 de novembro, às 19h, no Auditório 2 do campus. A produção investiga como o espaço urbano influencia a longevidade e o bem-estar das pessoas idosas, trazendo um olhar sensível sobre a cidade e seus habitantes. 

A sessão será gratuita e aberta aos estudantes da universidade mediante inscrição prévia no portal do aluno ou através deste link. Durante o evento de lançamento acontecerá uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal que serão destinados para a Associação de Promoção Humana e Ação Social (Aphas). 

Coordenado pelo professor Gustavo Machado, o projeto reúne depoimentos de idosos e profissionais de diferentes áreas, entre eles arquitetos, psicólogo e gerontólogo, para refletir sobre a importância da arquitetura e do planejamento urbano para a qualidade de vida e o envelhecimento ativo. 

A produção destaca espaços simbólicos de Poços de Caldas, como os parques, praças e o coreto, que promovem a convivência e o lazer entre as pessoas idosas. Em um dos relatos, Irene, moradora da cidade, conta que, mesmo tendo conhecido outros lugares, considera o coreto “a vida!”. Já o casal Dito e Conceição compartilha o hábito de dançar ali com frequência, associando a prática ao prazer e à saúde. 

Por meio dessas histórias, o documentário evidencia como cidades humanizadas impactam diretamente o bem-estar físico e mental dos idosos. Além disso, os especialistas reforçam a importância de criar ambientes acolhedores e estimulantes não apenas para a população idosa atual, mas também para as próximas gerações. 

De acordo com o IBGE, entre 2000 e 2023, a população idosa no Brasil quase dobrou e a temática vem sendo debatido em diversas instancias da sociedade, inclusive sendo tema da redação do Enem em 2025, que foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. 

SERVIÇO 

Estreia do documentário 60+ Cidade 

Data: 19 de novembro de 2025 

Horário: 19h 

Local: Auditório 2 – PUC Minas Poços de Caldas 

Entrada gratuita 

...

Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200