Ao todo foram 5 menções honrosas e uma premiação de melhor trabalho
No dia 29 de outubro aconteceu o 33° Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação (PROPPG) da PUC Minas. O evento integra o calendário anual da Universidade e busca valorizar o trabalho de pesquisa desenvolvidos pelos alunos da instituição.
O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Martinho Campolina Rabello Horta, ressaltou a importância de uma universidade que investe em pesquisa e inovação durante sua fala de abertura do evento, “No contexto da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a iniciação científica, tecnológica e de inovação tem se consolidado historicamente como um dos eixos estratégicos da PUC Minas para o desenvolvimento de competências nos estudantes de graduação. Ao trilhar esse caminho, os estudantes desenvolvem habilidades essenciais não apenas para uma futura trajetória acadêmica, mas também altamente valorizadas pelo mercado de trabalho, como pensamento analítico, resiliência, curiosidade e aprendizado contínuo”.
Giovana Laura e Natália Lima ganharam ana categoria Ciências Sociais Aplicadas
Durante o seminário foram entregues premiações para os trabalhos que se destacaram. O Campus Poços de Caldas ganhou na categoria Ciências Sociais Aplicadas com o trabalho “Desenvolvimento de uma metodologia integrada para levantamento e documentação de fachadas históricas: o uso de múltiplos métodos e um novo olhar para a arquitetura residencial poços caldense”, desenvolvido pelas alunas Giovana Laura de Felippe e Natália Lima de Oliveira, sob orientação da Profª. Dra. Larissa de Souza Pereira.
Para Giovana é uma honra receber este reconhecimento ao trabalho do grupo, “Ele valida não só os resultados que obtivemos, mas também todo o processo que passamos para fazer a pesquisa acontecer. É uma forma de mostrar que o esforço e o comprometimento realmente geram frutos, e que aquilo que estamos desenvolvendo pode contribuir para a comunidade.”
Natália concordou com a colega, “Saber que essa pesquisa pode gerar frutos concretos e contribuir para a preservação da memória da cidade é profundamente gratificante. Esse trabalho nasceu de um olhar sensível voltado às casas e espaços que guardam histórias, e da urgência de documentar e valorizar essa memória coletiva antes que se perca.”
Houveram também outros grupos do Campus Poços de Caldas que receberam menção honrosa em diversas categorias, confira quais são:
Ciências Sociais Aplicadas
O uso da realidade virtual aplicada à arquitetura como ferramenta de auxílio à compreensão de projetos por parte de alunos e profissionais da área
Aluna responsável: Isabella Silva do Lago Corbicelles
Orientação: João Marcelo Danza Gandini
Direito
A pluralidade do fenômeno religioso e a religiosidade cristã na abordagem ambígua do feminino no texto rosa
Aluna responsável: Laura Silva Rodrigues
Orientação: João Bosco Fernandes
Engenharias
Desenvolvimento de um protótipo de estimulador elétrico portátil para controle de tremor em pacientes parkinsonianos
Alunos responsável: José Luis Suelli Silva e Letícia Maria Souza Freitas
Orientação: Luciana Auxiliadora de Paula Vasconcelos e Celso Iwata Frison
Psicologia
As relações intergeracionais na universidade: na perspectiva de adultos maduros e idosos
Aluna responsável: Bárbara Ruffo Tesaro
Orientação: Kátia Maria Pacheco Saraiva
Ciências Sociais
Os estudos de África e América Latina nos cursos de graduação de Relações Internacionais no Brasil
Aluna responsável: Nataly Mayla de Sá Barbosa da Silva
Orientação: Jéssica da Silva Correia de Oliveira







