segunda, 12 de junho / 2023

Com informações de: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas (26/05/2023)

Na manhã desta sexta-feira (26), foi realizada a cerimônia de inauguração da Unidade Básica de Saúde Vilas Unidas – Dr. Márcio Ribeiro do Valle, na Zona Oeste de Poços

A cerimônia contou com a presença do prefeito Sérgio Azevedo, do secretário de Saúde Thiago Mariano,do secretário adjunto Carlos Almeida, do secretário de governo Paulo Ney de Castro Jr., do pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas Prof. Dr. Iran Calixto Abrão, de Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle representando o medico Dr. Márcio Ribeiro do Valle e, para representar o Legislativo, do vereador Flávio de Togni Lima e Silva (PSDB) e da vereadora Regina Cioffi (PP).

O nome da Unidade foi definido a partir do projeto de lei proposto pelo vereador Flávio de Togni Lima e Silva. “O Dr. Márcio foi o primeiro secretário com quem eu trabalhei. O carisma e a fala doce e sempre determinado a ajudar quem trabalha, não só na secretaria mas no consultório também. Ele me deu a oportunidade de trabalhar em vários setores e aprendi muito. Queria agradecer toda a família, ele foi um grande secretário à frente da Secretaria de Saúde. Fica aqui meu agradecimento eterno ao Dr. Márcio e trabalho muito para chegar aonde ele chegou”, destacou Flavinho.

Placa de inauguração foi descerrada durante o evento. Crédito: Fernanda Garcia (Ascom PUC).

O secretário de saúde, Thiago Mariano, destacou que a ideia é utilizar essa UBS como unidade-modelo para as próximas reformas. “A saúde de Poços não deixa a desejar nos municípios que tem de melhor na saúde pública. Já vamos realizar a reforma da Regional Leste e Regional Sul. Contamos com o apoio do legislativo e da população, pois a saúde transcende a parte política.”

A UBS Vilas Unidas foi construída com recursos da PUC Minas, a partir da parceria entre a Universidade e a prefeitura, por meio de contrapartida firmada desde a abertura do Curso de Medicina do Campus, no fim de 2017.

Foram investidos na construção cerca de R$ 2,3 milhões. É a primeira vez em que os recursos oriundos da parceria com a Universidade foram aplicados na construção integral de uma UBS.

O prefeito Sérgio Azevedo ressaltou a importância da parceria com a Universidade. “Essa unidade é resultado da grande parceira com a PUC. Não adianta você ter só uma boa estrutura física e temos que ter qualidade de trabalho e nossos servidores fazem um trabalho sensacional. A saúde pública é um desafio. O Programa Fila Zero vem ser um exemplo pra todo o Brasil.”

Já o pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, Prof. Dr. Iran Calixto Abrão, enalteceu mais uma vez a atuação dos alunos do Curso de Medicina no SUS. “Uma justa homenagem e obrigado a tudo que eles fazem ao município na área a da saúde. Nossos alunos já estão aqui atuando nessa UBS, então para nós é um momento de muita felicidade essa aproximação da Universidade com a população.”