Nos dias 29 e 30 de outubro o Curso de Relações Internacionais realiza a 1º edição do MiniONU em Poços de Caldas. O maior modelo intercolegial das Nações Unidas na América Latina vai reunir alunos de graduação, professores e mais de 100 alunos do ensino médio de Poços e região. O evento, que na PUC Minas em Belo Horizonte chega a 17ª edição, objetiva levar temas internacionais aos alunos do ensino médio, inserindo-se no conjunto de simulações das Nações Unidas, realizadas em todo o mundo, e aproximando-os dos desafios e dilemas vividos nas relações internacionais.
Serão simulados 4 comitês de temas variados: Conselho de Segurança das Nações Unidas, SPECPOL, Liga dos Estados Árabes de 2011 e Conferência de Paris de 2007.
Os alunos de Relações Internacionais produzem os projetos dos comitês, que são ambientes de simulação de organismos internacionais ou instituições nacionais com agenda internacional e podem ser no presente, passado ou no futuro. As negociações que acontecem no âmbito do comitê são conduzidas pelos diretores e assistentes, que são alunos da graduação e contam com os delegados, alunos do ensino médio. Estes simulam representações e são guiados pelo material disponibilizado pela comissão organizadora e preparado pelos alunos da graduação. Todo o trabalho acadêmico, logístico e administrativo é realizado para que os alunos do ensino médio possam ter uma experiência mais próxima do que são os organismos multilaterais internacionais.
Os alunos de Publicidade e Propaganda são os responsáveis pela produção do jornal do evento e os alunos de Psicologia fazem um acompanhamento psicológico de todos os participantes.
Para o coordenador do evento, professor Vinícius Tavares de Oliveira, a expectativa é grande. “Sabemos que todos estão se esforçando para que o evento seja um sucesso. Tivemos uma boa recepção por parte dos professores do ensino médio e isto nos deixou muito animados. Estamos agora nos últimos ajustes e podemos sentir a animação e dedicação de todos para que o evento corra bem”, diz.