As fachadas de todos os campi e unidades da PUC Minas estão iluminadas com refletores cor-de-rosa durante este mês, representando o apoio da PUC Minas à campanha Outubro Rosa, com o objetivo de estimular a realização de exames preventivos contra o câncer de mama.
O movimento, que ganhou esse nome devido ao laço rosa que simboliza a luta contra a doença, começou nos Estados Unidos e atualmente é reconhecido em todo o mundo. A iniciativa chegou ao Brasil por meio da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) em 2008, quando diversos monumentos brasileiros como o Cristo Redentor, o Obelisco de Ibirapuera, palácios governamentais e diversos outros cartões postais passaram a se iluminar de rosa no mês de outubro, no intuito de fazer uma alusão à campanha contra a doença.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama é o que mais mata no Brasil e o segundo tipo mais frequente no mundo. Quando a doença é detectada no estágio inicial, a chance de cura é de 90% e, quando diagnosticado nos estágios mais avançados, a probabilidade de cura é em torno de 30%.