Notícias
sexta, 12 de março / 2021

A pandemia de Covid-19 colocou em evidência os profissionais que ocupam a linha de frente no combate ao coronavírus. Entre as carreiras da área da saúde que ganham projeção, está a de biomédico. Isso se reflete na conscientização a respeito da atuação destes profissionais e no surgimento de novos cursos de formação.

Atenta a este cenário, a PUC Minas Poços de Caldas lançou a graduação em Biomedicina. As aulas da primeira turma começaram no dia 8 de março.

A perspectiva de crescimento e valorização do mercado de Biomedicina é um atrativo para quem busca se qualificar para uma nova profissão agora. Com a pandemia, a sociedade passou a reconhecer ainda mais a relevância dos profissionais da área para o bom funcionamento de toda a cadeia de agentes da saúde.

Outra característica interessante do profissional de Biomedicina é a versatilidade. A formação multidisciplinar, que engloba áreas da biologia como anatomia, bioquímica e genética, permite escolher entre muitos caminhos de carreira. O mais comum é o de análises clínicas e exames laboratoriais, mas o leque é extenso.

A biomédica Jaqueline Goes de Jesus é um exemplo de profissional que seguiu outro rumo na profissão. No início da pandemia, seu nome foi amplamente divulgado na mídia por sua atuação no comando da equipe responsável pelo mapeamento do genoma do coronavírus no Brasil. O caso contribui para a divulgação da área e inspira quem deseja ingressar neste universo.

O curso de graduação em Biomedicina da PUC Minas Poços de Caldas é oferecido na modalidade presencial. Neste momento, em decorrência da pandemia, as aulas estão sendo adaptadas ao regime remoto. Mais informações estão disponíveis em www.pucpcaldas.br.

...

sexta, 19 de fevereiro / 2021

A iniciativa faz parte de uma seleção de 30 projetos nacionais aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

 

A PUC Minas Poços de Caldas está inserida em um projeto inovador, que vai proporcionar aos habitantes daquele município mais qualidade de vida e incentivar a sustentabilidade por meio da mobilidade elétrica. O Poços + Inteligente visa trazer para a cidade eletropostos, bicicletários e pesquisas em sistemas de mobilidade menos poluentes, entre outras ações. Além do Campus, o projeto conta com a prefeitura municipal, o Departamento Municipal de Energia (DME) e o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas).

O projeto foi idealizado de forma conjunta pela PUC Minas Poços de Caldas e a IFSuldeMinas, e submetido a um chamamento público da DME por projetos sobre mobilidade elétrica. “Foram 12 propostas recebidas e nós fomos os vencedores. Depois disso, a equipe foi a Brasília apresentar o projeto para uma comissão avaliadora composta por mais de 15 membros de diferentes ministérios e agências reguladoras. O projeto ficou entre os 30 aprovados de todo o Brasil”, explica Fabiano Costa Teixeira, professor do Curso de Ciência da Computação e coordenador de Projeto e Desenvolvimento na iniciativa, representando a PUC Minas.

Mesmo com as adversidades geradas pela pandemia, algumas ações já saíram do papel durante o primeiro ano de desenvolvimento do projeto, como a aquisição de um carro elétrico, três carregadores de veículos elétricos e três eletropostos, que já foram instalados no DME para o andamento das pesquisas. Além dos estudos relacionados ao carro elétrico e aos eletropostos, o projeto Poços + Inteligente também desenvolverá pesquisas envolvendo bicicletas elétricas. Já foram adquiridos três bicicletários eletrônicos, de 20 vagas cada um, e 30 bicicletas elétricas e com rastreadores.

A previsão da equipe é a de que tanto os eletropostos quanto os bicicletários estejam prontos para uso até o final deste primeiro semestre de 2021. A princípio, os eletropostos e bicicletários serão utilizados para as pesquisas do projeto. Mas a ideia é expandir o uso, de forma gratuita, para a população em geral. Por meio de um aplicativo de celular, o público poderá solicitar o empréstimo das bikes. Os habitantes e turistas de Poços de Caldas também poderão recarregar seus carros elétricos de forma gratuita durante a vigência do projeto. O aplicativo para empréstimo das bicicletas está sendo desenvolvido, de forma conjunta, por professores, bolsistas de iniciação científica e uma empresa criada por ex-alunos da Universidade.

Os estudos serão realizados tanto no IFSuldeMinas quanto na PUC Minas. O projeto terá à disposição, inclusive, um laboratório compartilhado de mobilidade elétrica, localizado na PUC Minas. As pesquisas em mobilidade elétrica terão objetivos diversos, entre eles, o estudo dos impactos na rede da DME; o desenvolvimento e integração do sistema de recarga e compartilhamento de veículo elétrico (VE) e bicicletas; a criação de protótipo de monitoramento de perfil de motorista e autonomia do VE e propostas de alterações regulatórias. Na etapa final do projeto, as instituições de ensino participantes também poderão ofertar cursos de curta duração sobre sistemas de recarga elétrica e sistema regulatório.

Para Fabiano, este é o início de uma grande mudança da mobilidade do país, um processo que está apenas começando.

“Temos particularidades que levam a desafios que precisam ser vencidos. A ciência é o caminho para isso e a inovação faz parte do dia a dia da PUC Minas. Ficamos muito felizes com esse momento porque temos certeza que nossa pesquisa contribuirá de forma efetiva para a utilização de carros elétricos no Brasil”, afirma o professor.

Participação da PUC Minas

Além do professor Fabiano, mais oito professores, seis alunos bolsistas de iniciação científica - dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Engenharia Elétrica e Publicidade e Propaganda -  e funcionários de diversos setores do Campus participam da iniciativa, formando uma equipe multidisciplinar que desenvolve diversas atividades. São elas:

  • Criação do dispositivo eletrônico que realiza a leitura de dados do veículo elétrico e envia para a Nuvem;
  • Criação de modelo de aprendizado de máquina para prever a autonomia do veículo elétrico em função de dados de contexto como: relevo do trajeto, pressão dos pneus, ar condicionado, abertura de vidros e velocidade;
  • Desenvolvimento do aplicativo de gerenciamento de serviços de compartilhamento de bicicletas elétricas;
  • Desenvolvimento do sistema de rastreamento de bicicletas e carros elétricos;
  • Desenvolvimento do aplicativo de recarga do veículo elétrico;
  • Desenvolvimento de sistema que permite o pagamento pelo uso dos serviços de mobilidade por meio de créditos de geração de energia fotovoltaica;
  • Desenvolvimento de aplicativo para compartilhamento de veículos elétricos;
  • Criação e desenvolvimento de modelo de precificação para serviços de mobilidade elétrica;
  • Criação da identidade visual do projeto, bem como seus respectivos serviços e produtos;
  • Criação de campanhas publicitárias sobre o projeto e produtos;
  • Criação de propostas de alterações regulatórias;
  • Criação de projetos arquitetônicos, considerando o respeito e a valorização do patrimônio histórico da cidade.

 

Assessoria de Imprensa PUC Minas

 

...

quinta, 18 de fevereiro / 2021

Iniciativa conta com a participação da DME, Prefeitura Municipal, PUC Minas e IFSULDEMINAS, com aprovação da ANEEL e envolvimento de mais de 30 pesquisadores

Poços de Caldas sedia projeto de mobilidade urbana com veículos e bicicletas elétricas — Foto: Divulgação

Poços de Caldas sedia projeto de mobilidade urbana com veículos e bicicletas elétricas — Foto: Divulgação

 

Poços de Caldas acaba de dar um passo importante rumo a um novo jeito de viver, mais sustentável e inteligente. Uma parceria entre a DME, Prefeitura Municipal, a PUC Minas e o IFSULDEMINAS, deu início ao projeto “Poços + Inteligente”, com foco na mobilidade elétrica e que vai trazer para a cidade, entre outras novidades, eletropostos, bicicletários elétricos e pesquisas em sistemas de mobilidade menos poluentes. A iniciativa faz parte de uma seleção de 30 projetos de todo o país aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Mesmo com a pandemia, neste primeiro ano do projeto, a equipe de pesquisadores das instituições envolvidas conseguiu realizar diversas ações, como a aquisição de um carro elétrico e de três carregadores de veículos elétricos (um de carga rápida, um semirrápido e outro de carga lenta). O eletroposto de carga lenta já se encontra instalado no laboratório da DME. Os outros dois eletropostos estão em fase de implantação: o de carga rápida funcionará junto à estação da FEPASA, na área central de Poços de Caldas; e o de carga semirrápida será instalado na zona oeste, no laboratório compartilhado da PUC Minas. O projeto arquitetônico e paisagístico do eletroposto da FEPASA já foi aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (CONDEPHACT-PC).

Além dos estudos relacionados ao carro elétrico e aos eletropostos, o projeto “Poços + Inteligente” também desenvolverá pesquisas envolvendo bikes elétricas. Já foram adquiridos três bicicletários eletrônicos, de 20 vagas cada um, e 30 bicicletas elétricas e com rastreadores. Os bicicletários serão instalados no campus do IFSULDEMINAS (na zona sul da cidade), no campus da PUC Minas e na FEPASA.

A previsão da equipe é a de que tanto os eletropostos quanto os bicicletários estejam prontos para uso até o final deste primeiro semestre de 2021. A princípio, os eletropostos e bicicletários serão utilizados para as pesquisas do projeto. Mas, a ideia é expandir o uso, de forma gratuita, para a população em geral. Através de um aplicativo de celular, o público poderá solicitar o empréstimo das bikes. Os habitantes e turistas de Poços de Caldas também poderão recarregar seus carros elétricos de forma gratuita, durante a vigência do projeto.

Os recursos investidos são provenientes da DME, tendo em vista a Lei Federal Nº 9.991/2000 e a Resolução Normativa nº 754/2016 da ANEEL, que determinam que as concessionárias de serviços públicos de distribuição e geração de energia elétrica devem aplicar, anualmente, um percentual mínimo de sua Receita Operacional Líquida (ROL) em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica (P&D) estabelecidos pela ANEEL.

Pesquisadores envolvidos

Os trabalhos de pesquisa do projeto “Poços + Inteligente” contam com a dedicação de mais de 30 professores pesquisadores, alunos e servidores das instituições e empresas envolvidas. Os docentes e estudantes bolsistas são dos cursos de Administração, Arquitetura, Ciência da Computação, Direito, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Publicidade e Propaganda, ofertados na PUC Minas e no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. O grupo é representado pelo professor do IFSULDEMINAS, Dr. Yull Heilordt Henao Roa (coordenador); pelo Gerente de Laboratório e P&D da DME Distribuição, Anderson Muniz (coordenador P&D); e pelo professor da PUC Minas, Dr. Fabiano Costa Teixeira (pesquisador).

Os estudos serão realizados tanto no IFSULDEMINAS quanto na PUC Minas. O projeto terá à disposição, inclusive, um laboratório compartilhado de mobilidade elétrica, localizado na PUC Minas. As pesquisas em mobilidade elétrica terão objetivos diversos, entre eles, o estudo dos impactos na rede da DME; o desenvolvimento e integração do sistema de recarga e compartilhamento de veículo elétrico (VE) e bicicletas; a criação de protótipo de monitoramento de perfil de motorista e autonomia do VE e propostas de alterações regulatórias. Na etapa final do projeto, as instituições de ensino participantes também poderão ofertar cursos de curta duração sobre sistemas de recarga elétrica e sistema regulatório.

 

...

quinta, 28 de janeiro / 2021

O Ministério da Educação adiou as datas das etapas do processo seletivo para o ProUni referente às vagas para este primeiro semestre de 2021. A informação, que consta da Portaria número 5, foi divulgada nessa quarta-feira, 27.

Para a primeira chamada, os candidatos pré-selecionados interessados em estudar na PUC Minas poderão entregar a documentação até a próxima quarta-feira, 3 de fevereiro.

Devido ao curto espaço de tempo, a documentação só será recebida presencialmente em todos os campi e unidades Acadêmicas nos dias 29 de janeiro e 1, 2 e 3 de fevereiro, no horário das 8h às 20h.

Oportunamente será divulgado o calendário das próximas etapas.

Assessoria de Imprensa

...

Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200